quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Amargura gremista

GRÊMIO 1 X 2 CRICIÚMA.

A torcida está amarga... Está angustiada. Está com raiva. Está com inveja de torcedores de outros clubes que comemoram um título. A torcida já não sabe mais a quem recorrer. As pessoas que ela acreditava que poderiam ser a salvação estão pondo, ano após ano, tudo a perder. Perdemos a avalanche, os trapos, os cânticos.

A torcida está amarga... Uma vez estávamos a 2 jogos de conquistar a América. Iríamos sair da fila. Mas ai nossos jogadores foram tomados por um esquecimento futebolístico que pôs em prantos os que clamavam pela saída da fila. Uma vez estávamos a 11 pontos na frente do segundo colocado.  Iríamos erguer o caneco que simbolizaria o Tri. Faltavam poucos jogos. Os adolescentes que NUNCA tinham visto o Grêmio ganhar nada, enfim sentiriam na pele o prazer de uma conquista. Mas não sentiram. Não sentiram merda nenhuma. O provável vice-campeão foi CAMPEÃO. E naquele ano ficamos apenas com uma VAGA, nossa tão querida e presente VAGA anual.

A torcida está amarga... Não se vê mais ela cantar aquelas músicas que empurraram elencos miseráveis a prestigiadas finais de campeonatos. Uma vez um dentuço famoso estava para voltar ao Grêmio. Caixas de som foram instaladas para o EVENTO, que abrangeria como objeto a volta do melhor do mundo, que foi criado aqui em Porto Alegre, no nosso quintal de casa. É, mas a sina se fez aumentar e, num golpe certeiro fez desencadear mais um motivo para a amargura: TRAIÇÃO. Até hoje não se aceita a desculpa capitalista de que o dentucinho procurava um “pé de meia” mais considerável e relevante.

A torcida está amarga... Não sabe quem idolatrar. Não sabe quem apoiar. Sente-se como uma mulher ingênua que foi traída por vários maridos sem-vergonhas e agora está “calejada” de tanto apanhar na vida. Tudo é visto com muita desconfiança, mesmo aquilo que obviamente é algo maravilhoso para o clube: uma Arena que está entre as mais lindas e modernas do mundo não basta para a torcida prestigiá-la com orgulho.  Mas é fácil de entender o sentimento da torcida: na nova casa perdemos para times rebaixáveis, inclusive, no gauchão, que não passa de um deboche a quem curte um bom futebol.

A torcida está amarga... Não sabe mais o que pensar, o que falar. Resta, para a torcida, muitas vezes, idolatrar um cara apenas porque este possui idade avançada, mas mesmo assim possui também uma barriga de tanquinho. É o cúmulo. Aliás, o que é o cúmulo na atual realidade gremista?

Foram tantas cagadas nesta última década que ninguém entende mais nada. Ninguém mais sabe de nada. Ou alguém sabe? Se alguém souber de algo, encomende o troféu da Copa do Brasil. 

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco grosseiro

O presidente Jair Bolsonaro está meio descontrolado. Dizem que ele sempre foi, mas não possuo muitas provas. Ao dar a sua costumeira entr...