segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

10 dias úteis


Dia 14 de Dezembro  de 2013 visitei um site muito famoso no Brasil pelos seus produtos de marca e de qualidade.  Efetuei, online, a compra de um produto que há muito eu queria dar de presente para uma pessoa. Após a compra, ou melhor, o último clique do processo de compra, é possível ler a seguinte mensagem, ou mais ou menos assim: “compra efetuada com sucesso. Aguarde, em até 24 horas, um e-mail confirmando o pagamento”. Isso porque fiz a compra utilizando um cartão de crédito, no total de 3 parcelas. O produto, após a confirmação de pagamento, era pra  chegar em minha casa em até 3 dias úteis.

ERA APENAS O INÍCIO DO INFERNO.

Passou-se as 24 horas e nenhum e-mail eu recebi. Esperei mais um dia (aquele dia que você tem de tolerância psicológica). Passou-se mais 48 horas, depois mais 48... Só sei que no dia 18 entrei no site, no meu ambiente virtual, e vi que o status da compra estava apenas como “compra efetuada”, quando na verdade deveria estar “enviado para entrega”, ou algo assim. Me estressei. Liguei pra lá. Pedi para cancelar o pedido: SURPRESA: Eles não conseguiam ver no sistema deles a minha compra. Muito menos a minha conta. RESPOSTA: falha no sistema. O QUE FICOU RESOLVIDO:  quando o sistema voltasse ao normal, eles cancelariam meu pedido, não havendo o risco de vir fatura me cobrando e muito menos o produto, para minha residência. ACREDITEI TRANQUILAMENTE “NELES”. Errei feio. MAIS UM DETALHE: resolvi comprar o mesmo produto em outra loja virtual, a qual não me trouxe problemas.

Mais de 1 mês após a minha compra na empresa da “falha do sistema”, dia 15 de janeiro de 2014, entrei no ambiente virtual desta loja online e obtive uma surpresa desagradável: o produto havia sido enviado para o meu endereço. Liguei  urgente para a empresa, que me passou a seguinte instrução: “Marcos, não aceite a mercadoria, recuse-a no AR (Aviso de Recebimento), que assim que o produto retornar para a nossa empresa, encaminharemos o reembolso. Fiquei tranqüilo. Dia 17 o produto chegou e eu recusei. Pelo sistema online vi que o produto chegou na empresa novamente em 20/01/2014. Esta empresa tem um atendimento online, o qual utilizei: em 21/01 perguntei como fariam meu reembolso. Eles pediram o número da minha conta corrente, na qual depositariam o valor integral da compra em até 10 dias úteis. Ok. Porém, ao passar o número da conta, errei um dígito (assumo, tosquice minha). No dia 01/02/2014 fiz contato online e informei sobre o erro. MAIS UMA SURPRESA DESAGRADÁVEL:  o prazo de 10 dias úteis recomeçaria a ser contado a partir do próximo dia útil, 03/02/2014. Meio que “abandonei” a causa e esqueci do problema. AINDA COM CONFIANÇA NA EMPRESA.  

Dia 14/02/2014, no último dia do prazo para o reembolso, fui ao banco e conferi o extrato: nada havia entrado, da referida empresa, na minha conta. Fiz mais um contato online com a empresa, e esta me disse que o pagamento foi agendado para o dia 11/02/2014, para cair na conta até dia 13/02/2014. Ou seja, já era para estar na minha conta. Mas não havia nada no extrato. Então me mandaram entrar em contato com meu Banco. Entrei em contato, e eles me disseram que não detectaram nenhuma transação. Meu Deus! Quanto sofrimento! Então, no mesmo dia, 14/02/2014, entrei novamente em contato com a famosa empresa, e esta ficou de me enviar, por e-mail, o comprovante de reembolso feito na minha conta. Mas receberei o e-mail somente lá pelo dia 28/02. Por  que? Porque o prazo é de 10 dias úteis.

Por Marcos Evaldt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco grosseiro

O presidente Jair Bolsonaro está meio descontrolado. Dizem que ele sempre foi, mas não possuo muitas provas. Ao dar a sua costumeira entr...